Demissões em massa após corte de verbas
O estúdio Romero Games, fundado pelo lendário criador de DOOM, John Romero, e sua esposa Brenda, teve suas atividades encerradas após a retirada do financiamento por parte de um grande parceiro — amplamente apontado como sendo a Microsoft. A decisão, que veio de forma repentina, levou à demissão de mais de 100 funcionários e ao cancelamento de um jogo de tiro em primeira pessoa (FPS) que estava sendo desenvolvido com apoio da divisão Xbox.
Surpresa e frustração entre os desenvolvedores
Segundo reportagem do jornal The Journal, um ex-funcionário do estúdio descreveu o momento como um “choque imenso”. Ele relatou que no dia anterior à notícia do encerramento, houve uma reunião com o publicador — e nada indicava que esse desfecho estava prestes a acontecer. “Nos disseram que o desenvolvimento estava indo muito bem. Não parecia algo possível. Estávamos avançando. Foi completamente inesperado”, afirmou a fonte anônima.
Impacto direto das demissões na Microsoft
A ex-artista técnica de shaders da Romero Games, Leslie Stowe, foi uma das primeiras a tornar público o encerramento do estúdio. Em uma postagem no LinkedIn, ela revelou que “todo o estúdio foi dispensado por causa das demissões na Microsoft”, em referência à recente onda de cortes promovida pela gigante da tecnologia, que impactou cerca de 9 mil funcionários e afetou pelo menos 13 estúdios de desenvolvimento de jogos.
A informação divulgada por Leslie foi confirmada posteriormente pelo The Journal, que ouviu outro ex-integrante da equipe. Segundo ele, todos os funcionários foram demitidos sem qualquer aviso prévio.
Brenda Romero confirma o encerramento e lamenta decisão
Brenda Romero também se manifestou publicamente sobre o ocorrido. Em nota enviada ao veículo de imprensa, ela explicou que a decisão partiu de um nível hierárquico superior ao da Romero Games e, portanto, fora do controle do estúdio. “Isso não reflete o trabalho da nossa equipe, nem o desempenho ou a qualidade do projeto. Cumprimos todos os prazos com excelência. Estamos devastados com o desfecho”, declarou.
Futuro do jogo e do estúdio permanece incerto
O jogo FPS que estava em produção com financiamento da Microsoft foi oficialmente encerrado, e os esforços agora se concentram na tentativa de obter novos recursos para eventualmente retomar o projeto. No entanto, até o momento, o estúdio permanece fechado e sem previsão de retorno.
Apesar da gravidade da situação, ainda não houve um comunicado oficial por parte da Romero Games sobre o encerramento definitivo. Caso as informações divulgadas se confirmem, este será o oitavo estúdio fundado ou cofundado por John Romero a fechar as portas — restando apenas a id Software, desenvolvedora original de DOOM, como exceção.
Histórico do estúdio Romero Games
Fundado em 2015, o estúdio teve uma trajetória modesta, com dois jogos independentes lançados: Gunman Taco Truck e Empire of Sin. Além disso, John Romero produziu dois famosos mods não-oficiais de DOOM — SIGIL e SIGIL II — posteriormente incorporados ao jogo pela Bethesda. Com o encerramento das atividades, Romero Games encerra um ciclo de quase uma década na indústria dos jogos eletrônicos.