A Prefeitura de Rio Branco suspendeu a cobrança do estacionamento rotativo (Zona Azul) a partir das 12h desta quinta-feira, 19. A determinação visa prevenir a possível proliferação do novo coronavírus (Covid-19) na capital acreana.

De acordo com nota do RBTrans, a medida vale por 15 dias a contar da publicação do Decreto de Emergência em Saúde, assinado pela prefeita Socorro Neri na última quarta, 18. A medida pode ser estendida, por iguais períodos, enquanto o momento de emergência continuar.

O Acre tem 3 casos confirmados de coronavírus. Ao menos 55 pessoas que suspeitam estar com a doença aguardam resultados de exames que estão sendo analisados pelo Laboratório de Infectologia Charles Mérieux, em Rio Branco.

Em coletiva de imprensa na última terça, 17, o governador Gladson Cameli e a prefeita de Rio Branco anunciaram medidas após a confirmação dos casos. Suspensão de aulas, pedidos para evitar aglomerações e calma foram alguns dos pontos comentados.

“Aonde houver aglomerações de pessoas, a determinação é para evitar. Cancelamos todas as agendas onde tem aglomerações. Quero dizer que estamos tomando todas as medidas. Não vamos esperar a contraprova, estamos agindo. Peço que a população não perca a fé e tenha a certeza que a gente vai dar o melhor e o maior de nós”, disse o governador.

O governo do estado também anunciou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, na capital, será o ponto de referência onde as pessoas que apresentarem sintomas de coronavírus poderão realizar o exame da Covid-19.

A Sesacre divulgou dois números de telefone para as pessoas que têm dúvidas sobre o novo coronavírus: 0800 647 0404 / 3215-2784.