Colégios particulares e faculdades do Acre que ainda não haviam suspendido as aulas por causa do coronavírus (Covid-19) decidiram, após confirmação de 3 casos no estado, adotar a medida para conter a possível transmissão local do vírus que já atinge quase 200 mil pessoas pelo mundo.

Em comunicado nas redes sociais, todas as escolas particulares de Rio Branco anunciaram a suspensão das atividades escolares pelo período de 15 dias. Alguns colégios pediram aos responsáveis que fiquem atentos às redes sociais das instituições para mais informações.

Na noite de segunda (16), a Universidade Federal do Acre (Ufac) havia anunciado a suspensão das atividades acadêmicas por 15 dias devido a Covid-19. Algumas faculdades também adotaram a medida na mesmo noite, porém, outras instituições de ensino superior decidiram manter as aulas.

Durante esta terça (17), a U:Verse — antiga FAAO, o Centro Universitário Uninorte e o Instituto Federal do Acre (IFAC) decidiram suspender as atividades acadêmicas logo após a confirmação dos casos de coronavírus no estado.

A expectativa é de que as aulas nessas instituições voltem ao normal em 15 dias, se não houver confirmação de mais casos da Covid-19 no Acre.

Escolas públicas suspenderam aulas

O governo do Acre anunciou em coletiva nesta terça que as aulas em escolas estaduais estão suspensas por 15 dias. Seguindo a medida do governo, as prefeituras de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul também suspenderam as atividades escolares dos municípios.

A prefeita da capital acreana, Socorro Neri, participou da coletiva ao lado do governador Gladson Cameli e disse que a prefeitura trabalha de forma alinhada ao governo para monitorar a situação da chegada do coronavírus.

“Consideramos que é hora de passar da fase de prevenção para a fase de contenção. Continuaremos monitorando e adotando as medidas necessárias, com o avanço ou não dessa pandemia que estamos, todos, submetidos”, disse Neri.

Ainda durante a coletiva, a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgou dois números de telefone para as pessoas que têm dúvidas sobre o novo coronavírus: 0800 647 0404 / 3215-2784.

Além disso, a secretaria anunciou que a UPA do Segundo Distrito, em Rio Branco, será ponto de referência para atender casos de pessoas que apresentam os sintomas coronavírus.