Foto: Reprodução/Twitter

O ministro da Saúde da Bolívia, Aníbal Cruz, informou na noite desta sexta-feira, 13, que os casos confirmados de coronavírus subiram para 10 no país vizinho do Acre. São 3 casos de pessoas que haviam retornado de viagens internacionais e 7 de transmissão local.

“A Bolívia está no cenário de transmissão local. Por conta disso, reforçaremos as medidas de contenção”, afirmou o ministro em coletiva de imprensa. A transmissão local significa que os primeiros casos importados se espalharam para as pessoas em seu ambiente imediato.

“Todos esses pacientes já estão recebendo os cuidados necessários e estão em estrito isolamento. O relatório mais recente de cada um deles mostra que todos são estáveis”, explicou.

O governo boliviano havia decretado na última quarta, 11, emergência nacional por conta do Covid-19. O país adotou várias medidas para conter a doença, entre elas, a suspensão das aulas até 31 de março, e a suspensão de voos para a Europa.

Ainda nesta sexta, o ministro da Presidência da Bolívia, Yerko Núñez, informou que o país receberá mais de 100 milhões de dólares (486 milhões de reais – cot. 13/03) de cooperação internacional para conter o coronavírus. Os recursos serão usados para a compra de itens, equipamentos e suprimentos.

A presidente Jeanine Áñez também se reuniu com embaixadores para falar sobre as ações que estão sendo realizadas para impedir a disseminação da doença, que já afeta mais de 110 países no mundo.