A prefeitura de Rio Branco decidiu cancelar o concurso da Secretaria Municipal de Educação (Seme) que foi realizado na manhã domingo (17). As provas deverão ser reaplicadas em outra data ainda a ser decidida.

O cancelamento vem após falhas e supostas fraudes cometidas pela banca organizadora do certame, a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino e Pesquisa e Extensão (Fundape), se espalharem pelas redes sociais.

Uma reunião foi realizada na sede da Fundape para decidir se as provas seriam canceladas. Após a conversa, a prefeitura e a direção da banca decidiram pelo anulamento do concurso.

Entre algumas das irregularidades constatadas estão: a falta de provas para candidatos, algumas provas não chegaram lacradas nas salas e exames de ensino superior sendo aplicados com gabarito de ensino fundamental. Além disso, uma prova ainda foi encontrada no chão de uma escola antes do horário permitido de saída com ela em mãos.

Os problemas irritaram três pedagogos que faziam as provas. Eles foram para a Delegacia de Flagrantes (Defla) registrar um boletim de ocorrência e mostraram vídeos da situação.