O governo do Estado, por meio da secretaria de Empreendedorismo e Turismo, conseguiu em reunião com empresários do setor de entretenimento do Acre na tarde desta sexta-feira, 27, articular a volta das consagradas comitivas para a Cavalgada que dá início a Expoacre deste ano.

Ao todo, seis comitivas já estão confirmadas: Privilege, Galpão Modelo, JB Grill, Beba Direto, Vila Club e Picanha Mix.

Nos últimos anos, as comitivas perderam espaço entre entraves burocráticos excessivos e falta de incentivos aos empresários para que participassem da festa da Cavalgada, uma das mais tradicionais do estado.

A secretária de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique, atendendo a pedidos do governador Gladson Cameli, levou uma proposta para que os empresários pudessem trazer as comitivas de volta, abrindo o governo para o diálogo com a categoria.

Entre as novidades para estimular o setor, ficou a isenção de taxa de vistoria das comitivas para o Corpo de Bombeiros. Além disso, cada CNPJ vai pagar apenas uma taxa de Fundo de Reaparelhamento Policial (Furepol), ao invés de ser uma por veículo como era feito nos anos anteriores. Tudo isso junto com a estrutura do governo em segurança pública e a organização do evento.

“No que tende ao governo, estamos trazendo as melhores medidas para facilitar a volta das comitivas ao evento. É desejo forte do público e uma oportunidade para os empresários, o turismo e o mercado local que será aquecido”, destaca Sinhasique.

Este ano, a Cavalgada terá um percurso indo da Gameleira, até a rotatória do estádio Arena da Floresta. Com a participação de cavalos já confirmada, os pontos de dispersão para animais e carretas serão diferentes.

Os cavalos também serão isentos de taxas para participação, mas deverão estar com todos os exames em dia. Dois médicos veterinários acompanharão a ala de desfile dos cavalos, que neste ano deverão ficar todos na frente, sem permissão para ficar entre as carretas das comitivas, de forma a evitar acidentes entre pessoas e animais. Essas medidas foram uma recomendação do Ministério Público do Estado do Acre.

A grande festa do agronegócio começa no dia 27 de julho e se estende ao dia 4 de agosto de 2019, no Parque de Exposições.