A primeira medição realizada pela Defesa Civil Municipal, às 6h da manhã desta sexta-feira,18, apontou que o Rio Acre alcançou 14,04m, ultrapassando a cota de transbordamento na capital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, não houve chuvas significativas nas cabeceiras e em Rio Branco choveu apenas 4mm nas últimas 24 horas. “Em Xapuri o nível do manancial baixou e Capixaba também deve sentir essa baixa durante o dia, dependendo do comportamento do Riozinho do Rôla, também pode estabilizar nas próximas 24 horas, se não houver chuvas significativas”.

As águas do Rio Acre já inundam quintais de bairros próximos ao leito do manancial, mas não há registro de casas atingidas pelas águas. O procedimento operacional agora é, após a visita da prefeita Socorro Neri ao Parque de Exposições, seguirmos para vistorias nos bairros Santa Terezinha, Airton Senna e na Baixada da Habitasa para verificar a situação”, explica o coordenador da Defesa Civil Municipal.

ESTRUTURA

O Parque de Exposições está sendo preparado para o recebimento das famílias, caso seja necessário. Os 100 boxes serão concluídos hoje, 94 já estão finalizados. A estrutura da Defesa Civil e da Saúde já estão instaladas, área da lavanderia, cozinha e estruturação de banheiros recebem os ajustes finais.

Ano passado, a cota máxima foi de 14,27 metros, no dia 20 de fevereiro, levando a remoção de 5 famílias para a estrutura montada pela Prefeitura no Parque de Exposições Wildy Viana. O Plano de Contingência de Enchente está em execução, com a estrutura de assistência aos possíveis desabrigados sendo preparada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here